24 de jan. de 2011

De volta para o presente


É tão fácil se ausentar de si mesmo. O grande desafio é estar presente. E é a postura mais revolucionária que o ser humano pode assumir nos dias de hoje. No aqui e agora, estar simplesmente. Ser consciente do meu corpo, da mente e dos mecanismos internos, emoções, que flutuam rapidamente, como um oceano cheio de ondas. Não sou as ondas. Não posso me esquecer da minha natureza água. As ondas passam, mesmo que pareçam enormes naquele momento. 

Vendo o mundo que a gente criou, abundante em som e imagem, o desafio é estar atenta aos movimentos no meu corpo e na minha mente, enquanto atravesso a Avenida Rio Branco, na hora do almoço, ou me esforço para entrar no carro do metrô, no final do dia. São nesses momentos que afirmo e fortaleço a minha criação, de estar consciente. E como? 

A prática pode ser variada. Atualmente, escolhi a respiração como objeto da minha atenção, mas, quando sinto dificuldades em me concentrar assim, busco o que for mais fácil no momento. Voltando ao exemplo da Av. Rio Branco, se eu sinto que não consigo observar a respiração enquanto atravesso, posso escolher observar meus pés pisando o chão ou como minha cabeça balança enquanto me movimento em direção ao outro lado. São pequenas tarefas que me coloco e me trazem para o momento presente.     

E qual a importância disso? Estar presente faz com que eu seja autora da minha vida. Viver no agora é me ver a cada instante e escolher plenamente, experimentar a liberdade; poder oferecer minha presença para aqueles que eu amo, para o mundo, para a vida. Um ciclo que se completa, eu que recebo tanto da vida – alimento, abrigo, chão, sustentação – ofereço de volta minha criação, minha presença, num casamento perfeito.


2 comentários:

  1. Isa,

    parabéns pelo blog! Desejo muito sucesso e muitos seguidores!! Eu tenho o meu há 5 anos e acho uma das formas mais gratificante e democrática de se expressar e de divulgar suas idéias e pontos de vista. Parabéns! Beijos, Leo.

    ResponderExcluir
  2. Isabella Ponce de Leon26/01/2011, 10:55

    Coisa mais difícil estar presente, né?...
    Já estive muito no passado e agora me sinto cada vez mais no futuro.
    Afff... presente, presente.
    Prometo tentar!!
    beijinhos e sucesso,
    bella

    ResponderExcluir